2.3.07

MERGULHO

Existem duas formas principais de mergulho: Livre, utilizando apenas uma máscara e respirador e Autónomo, onde a principal diferença é a possibilidade de permanecer longos períodos debaixo de água utilizando uma garrafa de ar comprimido para respirar.O clima ameno, a temperatura da água do mar entre os 17 e 24°C, as águas cristalinas e a própria passividade dos peixes, habituados a conviver com os mergulhadores fazem da Madeira um local cada vez mais procurado para a prática de mergulho.Um dos pontos de referência para mergulho é a Reserva do Garajau que, graças à riqueza biológica, oferece condições únicas como espaço protegido com grande interesse do ponto de vista científico, recreativo e turístico. A comprová-lo, está o grande número de visitantes, especialmente de mergulhadores amadores, que afluem ao local ao longo de todo o ano.Entre a fauna marinha residente, contam-se alguns peixes de grande porte, com destaque para os Meros (Epinephelus marginatus) que se tornaram cartaz turístico da Reserva, para além de uma grande variedade de outras espécies costeiras como os Sargos (Diplodus sargus) e as Moreias (Muraena helena), sem esquecer as interessantes colónias de Enguias de Jardim (Taenioconger longissimus), que se escondem no fundo arenoso.·No verão, têm sido observados no local grupos de Urjamantas (Mobula mobular), cujo porte e graciosidade de movimentos fazem do local uma atracção internacional. Também nos meses de verão podem-se observar cardumes de Lírios (Seriola zonata) e com um pouco de sorte alguma Tartaruga (Caretta caretta) de passagem.Existem diversas escolas de mergulho e empresas de lazer que leccionam cursos de mergulho para todos os níveis e organizam excursões de mergulho para praticantes mais experientes.
Alguns dos locais mais frequentemente visitados são:
Pão de Açúcar (Garajau)
Uma rocha que emerge e que nos mostra uma grande diversidade de fauna e flora.
Baía do Garajau
Meros (os maiores da ilha), cardumes de Atuns, Bicudas, Charuteiros e Mantas.
Garajau Este
Grande variedade de peixe, entre os quais brilham um enorme Mero e os divertidos Peixes Trompeta. Colónias de esponjas coloridas.
Reis Magos
Óptimo para mergulhos nocturnos, este recife apresenta na sua extremidade uma grande variedade de vida marinha nocturna.
Clube Naval do Funchal
Suave até 12m e depois a pique até aos 24m.Moreias, Bodiões e Barracudas

O Madeirense (Porto Santo)
Carcaça de um navio especificamente afundado para o usufruto dos amantes do mergulho. É um recife rico em vida!
Bom Rei (Madalena do Mar)
Esta carcaça resultante, de um naufrágio, transformou-se num recife riquíssimo que se ergue desde os 35m até praticamente à superfície. Moreias e inúmeras outras espécies.

Foi retirado do site www.madeiranature.com
Trabalho efectuado por Donald

Sem comentários: