20.4.07

capelas de sao vicente









Capela de São Vicente (Capelinha do Calhau)

A Capela de S. Vicente, na foz da ribeira de S. Vicente, foi construída em 1694, como um nicho num bloco de basalto, por Inácio de Sousa, auxiliado por esmolas de devotos. Conforme documentado, a ermida foi implantada no lugar onde se diz que o Santo apareceu.
Apresenta a particularidade de se encontrar encravada numa rocha tornando-se assim o ex-libris de São Vicente. Mostra planta simples rectangular com escadas que dão acesso ao adro calcetado em calhaus rolados. O templo sofreu intervenções em 1885.
Recentemente foi construída uma nova ponte, dado que a ponte existente se encontrava já em muito mau estado.

Capela do Livramento

A capela de Nossa Senhora do Livramento, construída no sítio do mesmo nome, sabe-se que foi edificada pelo Padre Manuel Gomes Garcês, por instrumento de 10 de Setembro de 1685, onde declarou perante o tabelião Antão Dinis Coelho que tinha feito uma ermida de Nossa Senhora do Livramento.
O pequeno templo maneirista foi erguido em 1683 e mostra planta simples rectangular, de uma só nave. Fachada em empena com sineira em cantaria de basalto. O portal ostenta arco pleno assente sobre pilastras e é rematado por uma cornija.

Capela do pico da cova

A capela da Torre de Relógio, Pico da Cova, de invocação a Nossa Senhora de Fátima, São Vicente, com os seus 14 metros de alto, foi construída em 1942 e concluída em 1953.

Capela dos Reis Magos

O templo foi erguido no séc. XVI, ou mesmo anteriormente, uma vez que em 1577 já dava mostras de se encontrar em muito mau estado de conservação. Foi reconstruído em 1778 por João Carvalhal Esmeraldo. A capela insere-se na tipologia barroca da nave única com sineira e sacristia adossadas. O interior apresenta as paredes profundamente decoradas e tecto pintado. No altar-mor está um retábulo com três telas onde estão representadas A Adoração dos Reis Magos, São João Baptista e a figura de um bispo.

Trabalho eleborado por: HG

Sem comentários: