20.4.07

Levada do Caldeirão Verde


Este percurso, que começa no Parque Florestal das Queimadas (Santana) e culmina no Caldeirão Verde, tem uma extensão de 6 km e uma altitude de 990 metros. A Casa de Abrigo das Queimadas pode honrar-se de manter as características originais das Casas Típicas de Santana e, a partir daqui, se não parar para admirar as estupendas paisagens sobre Santana e São Jorge, vai demorar cerca de uma hora e meia a completar o percurso.
Este trilho é extremamente rico na sua paisagem adornada por quedas de água, fauna e flora
(Criptomérias elegantes (Cryptomeria Japonica), Faias europeias (Fagus Sylvatica) de consistente folhagem encarnada, Cedros da Madeira (Juniperus Cedrus), Til (Ocotea Foetens), Pau branco (Picconia Excelsa), Urzes centenárias (Erica Scoparia), Folhado (Clethra Arborea), Uveira da Serra (Vaccinium Padifolium) ).
A certa altura, vai encontrar o primeiro túnel que é curto e contrasta com o segundo túnel de uns consideráveis 200 metros. Pouco depois, avista o terceiro túnel não tão extenso como o anterior. Tenha cuidado, pois este túnel é baixo e o piso está normalmente molhado. O quarto túnel, bem mais pequeno na sua extensão, está situado a 1 km do Caldeirão Verde. Note que o Caldeirão Verde fica à esquerda da levada, bastando, para lá chegar, subir alguns metros pelo leito do ribeiro por onde escorrem as águas que remanescem do lago natural. Depois de tirar partido da beleza do Caldeirão Verde e se não tiver vertigens, continue o caminho pela levada (sem varandim) que o leva até ao Caldeirão do Inferno.
Bibliografia:Quintal, Raimundo.(2004). Levadas e Veredas da Madeira. Funchal: Edições
Francisco Ribeiro

Duração: 3 horas

Ponto de Partida: Parque Florestal das Queimadas

Ponto de Chegada: Parque Florestal das Queimadas

Extensão: 12 km

Equipamento: Botas para piso molhado, impermeável, lanterna, farnel

Perigos: Existem troços de levada sem protecção.

Observações: O regresso é feito pelo mesmo caminho.

Trabalho elaborado por:Porto 1993

Sem comentários: