13.4.07

Reservas Naturais da Fauna da Madeira

Para salvaguardar o património natural de Madeira, criou-se, em 1982 o Parque Natural de Madeira, classificado como Reserva Bio genética, naquela prevalece uma flora e fauna únicas a nível mundial. Ocupa perto de duas terceiras partes do território e nele estão definidas reservas naturais integrais parciais, paisagens protegidos e zonas de recreio.

A Reserva Natural das Ilhas Desertas é o último refugio atlântico do lobo marinho, principal razão pela qual esta se criou. No extremo sul do território, a Reserva Natural das Ilhas Selvagens é uma das mais antigas reservas naturais de Portugal. As condições climatéricas destas Ilhas oferecem excelentes condições para a nidificação de aves marinhas, e são consideradas um "santuário ornitológico".
A Reserva Natural Parcial de Garajau é a única do país exclusivamente marinha. Entre a fauna que aí podemos observar, destacam-se os peixes de grande tamanho, como o mero. A Reserva Natural da Rocha do Navio, em Santana, inclui um braço de mar, potencial habitat da foca monge (lobo marinho), e um ilhéu onde se podem observar algumas plantas endémicas. No extremo este da ilha de Madeira está a Reserva Natural da Ponta de S. Lourenço, que tem uma peculiar fauna e flora e dispõe dum posto de vigilância e apoio à Educação Ambiental.

Informação retirada do site: http://www.bkatconsulting.com

Trabalho elaborado por: tulipa e mini

Sem comentários: